Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Sex | 14.04.23

whatti???

 

Baozi é uma espécie de pão chinês recheado, que normalmente se coze a vapor.  Existe na China pelo menos desde o sec. X (sim, há esse tempo todo) e provavelmente é para os chineses o mesmo que o pão é para nós. Esta versão, chamada Char Siu Bao, é recheada com carne de porco e estes paezinhos fazem normalmente parte do Dim Sum que é uma experiência gastronómica de origem cantonesa em que várias pequenas porções de comida cozida a vapor, normalmente servidas em cestos de bambu, acompanham o chá.

Há restaurantes de Dim Sum espalhados por toda a China e, já agora, por todo o mundo mas nunca vi disto nos restaurantes chineses a que fui. As únicas vezes que comi foram feitos por mim o que faz com que algumas das minhas experiências gastronómicas internacionais sejam, na sua maioria, uma réplica daquilo que é real, assim uma espécie de imagem enevoada da realidade. Podia ir à China e provar isto localmente? Provavelmente nunca irá acontecer já que a ideia de fazer não sei quantas horas de avião me faz querer enfardar Valdispets à paveia e a ideia de enfardar Valdispets à paveia me deixa indisposta. Por isso não, não me parece que alguma vez prove os Baozi no seu habitat natural.  Mas estes ficaram supimpas. Agora acusem-me de apropriação cultural a ver se me incomoda.

 

Char Siu Bao

 

20230401_193913-COLLAGE.jpg

 

Bolinhos:

300 grs de farinha

200 ml de leite

 

No robot de cozinha fazer uma massa com a farinha e o leite. Bastam uns segundos a rodar e fica a massa feita. Nota-se bem quando está porque forma uma bola.

Polvilhar a bancada com farinha e dar uma ou duas amassadelas à massa (passe a redundância). Dividir em dez/doze pedaços e esticar com os dedos para se poder rechear.

Recheia-se cada bolinho e põe-se no cesto de cozer a vapor (qualquer apetrecho de cozer a vapor serve). Se preferirem podem pôr os bolinhos dentro de forminhas de papel plissado, não achei necessário porque não costumam pegar. Aconselho a colocar apenas quatro bolinhos de cada vez, eu fui muito ávida e acabaram por se encostar uns aos outros...

O recheio destes bolinhos pode ser um qualquer. Usei carne picada de porco que tinha feita numa espécie de bolonhesa a que adicionei coentros e cebolinha picados e molho picante.

Estende-se cada pedaço de massa na palma da mão, recheia-se e fecha-se num bolinho juntando as pontas. Colocam-se no cesto de vapor que vai ao lume num wok com água a ferver (ou num tacho). Deixam-se cozer por cerca de 15 minutos e polvilham-se com sementes de sésamo, usei pretas mas podem ser das outras ou mesmo sem nada.

Depois de prontos servem-se com molho de soja, molho de ostras ou molho agridoce, acompanhados de uma salada. E chá.

 

20230401_200518.jpg

 

2 comentários

Comentar post