Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Sex | 15.01.21

Veganuary

 

Já ouviram falar no Desafio Vegetariano de Janeiro? Também conhecido como Veganuary propõe-se a desafiar as pessoas a comerem refeições isentas de produtos animais ao longo deste mês (e porque não ao longo de todo o ano?) de maneira a diminuir a pegada ambiental e, porque não, fazer uma alimentação mais saudável.

Eu não sou vegan, nem sequer vegetariana. Mas gosto de transformar alguns dos meus pratos favoritos e este é apenas um dos que aprecio, tanto na versão original (com leite de vaca e ovos de galinhas) como nesta que apenas tem produtos de origem não animal.

Sou o que alguns chamam de Flexitariana o que quer dizer que na minha alimentação tanto entra carne (cada vez em menor quantidade e sempre adquirida de forma sustentável), como peixe, como produtos vegetais.

O importante é não sermos fundamentalistas. Cada um tem o direito de escolher, embora com o dever de o fazer conscientemente.

 

Arroz-doce Vegan

 

IMG_20201206_144220.jpg

 

100 grs de arroz (carolino ou basmati)

Água q.b.

1 pitada de sal

6 vagens de cardamomo esmagadas

1 pau de canela

1 tira de casca de laranja

750 ml de bebida de amêndoa

100 grs de açúcar amarelo

1 colher de chá de curcuma (açafrão das Índias)

1 colher de sopa de farinha Maizena

Canela em pó q.b.

 

Cozer o arroz coberto com água e uma pitada de sal até que a água evapore.

Aquecer a bebida de amêndoa (ou soja, ou coco, ou aveia) até quase ferver com o cardamomo, a canela e a casca de laranja. Quando o arroz tiver absorvido toda a água, adicionar à bebida de amêndoa e mexer bem. Deixar fervilhar por cerca de trinta minutos e adicionar o açúcar.

Numa taça à parte misturar a curcuma e a farinha Maizena e diluir com um pouco de água ou bebida de amêndoa. Adicionar ao arroz mexendo sempre até começar a engrossar.

Deitar em taças e polvilhar com canela em pó.

 

5 comentários

Comentar post