Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qui | 14.04.22

vale a pena pensar nisto

 

Aqui está uma refeição que se faz num instante (menos de meia hora do princípio ao fim, sem contar com o tempo da marinada) e que é uma excelente sugestão para o 'jejum' de amanhã, para aqueles que o observam.

Quando era pequena, em casa dos meus pais, o jejum sempre foi de carne e apenas na Sexta-feira Santa. Eu, mais por tradição do que por convicção, não cozinho carne nessa sexta-feira e nem imaginava que o ‘jejum’ podia ser de outras coisas que não de comida.

Tenho amigos de países anglo-saxónicos que optam por exemplo por não aceder a redes sociais na Quaresma; uma amiga que adora café opta por não o beber, outros pura e simplesmente não veem filmes, não fazem sexo ou não leem.

Se calhar esse tipo de penitências faz mais sentido actualmente do que apenas o jejum de carne já que há milhões de pessoas que já não comem carne seja como for.

 

Filetes de Peixe-espada com Alho e Coentros


20220409_123045.jpg

 

4 filetes de peixe-espada

Sal e Pimenta q.b.

Sumo de meio limão

2 colheres de sopa de azeite

1 dente de alho bem grande

1 molhinho de coentros

 

Temperar os filetes de peixe-espada com sal e pimenta a gosto e com o sumo de limão. Reservar por cerca de uma hora para tomar o gosto.

Aquecer o azeite numa frigideira antiaderente e alourar ligeiramente o alho cortado em tiras finas. Adicionar os filetes e metade dos coentros picados e fritar de ambos os lados, entre cinco a dez minutos no total, dependendo da grossura dos filetes.  Finalizar com coentros frescos e servir com couscous.

 

Couscous

1 colher de sopa de azeite

1 cebola picada

1 mão cheia de pinhões

1 mão cheia de uvas passas

1 pitada de sal

1 copo de couscous

1 copo de água a ferver

 

Num tachinho com o azeite saltear a cebola até alourar. Adicionar os pinhões, as passas e o sal e mexer. Juntar os couscous, mexer bem e adicionar a água a ferver. Mexer novamente, tapar o tachinho e apagar o lume. Deixar repousar 10 minutos. Mexer para soltar os grãos e servir.

 

20220409_111814.jpg

 

2 comentários

Comentar post