vale a pena pensar nisto
Aqui está uma refeição que se faz num instante (menos de meia hora do princípio ao fim, sem contar com o tempo da marinada) e que é uma excelente sugestão para o 'jejum' de amanhã, para aqueles que o observam.
Quando era pequena, em casa dos meus pais, o jejum sempre foi de carne e apenas na Sexta-feira Santa. Eu, mais por tradição do que por convicção, não cozinho carne nessa sexta-feira e nem imaginava que o ‘jejum’ podia ser de outras coisas que não de comida.
Tenho amigos de países anglo-saxónicos que optam por exemplo por não aceder a redes sociais na Quaresma; uma amiga que adora café opta por não o beber, outros pura e simplesmente não veem filmes, não fazem sexo ou não leem.
Se calhar esse tipo de penitências faz mais sentido actualmente do que apenas o jejum de carne já que há milhões de pessoas que já não comem carne seja como for.
Filetes de Peixe-espada com Alho e Coentros
4 filetes de peixe-espada
Sal e Pimenta q.b.
Sumo de meio limão
2 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho bem grande
1 molhinho de coentros
Temperar os filetes de peixe-espada com sal e pimenta a gosto e com o sumo de limão. Reservar por cerca de uma hora para tomar o gosto.
Aquecer o azeite numa frigideira antiaderente e alourar ligeiramente o alho cortado em tiras finas. Adicionar os filetes e metade dos coentros picados e fritar de ambos os lados, entre cinco a dez minutos no total, dependendo da grossura dos filetes. Finalizar com coentros frescos e servir com couscous.
Couscous
1 colher de sopa de azeite
1 cebola picada
1 mão cheia de pinhões
1 mão cheia de uvas passas
1 pitada de sal
1 copo de couscous
1 copo de água a ferver
Num tachinho com o azeite saltear a cebola até alourar. Adicionar os pinhões, as passas e o sal e mexer. Juntar os couscous, mexer bem e adicionar a água a ferver. Mexer novamente, tapar o tachinho e apagar o lume. Deixar repousar 10 minutos. Mexer para soltar os grãos e servir.