Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Ter | 20.05.25

vai dar raia

 

A nêveda (Calamintha nepeta) é uma erva aromática da família da hortelã e por esta zona é muito usada para aromatizar caldeiradas.

É uma planta perene, ou seja, quando a plantamos vai dar sempre, não é necessário estar sempre a plantar a cada ano que passa. Dá umas florzinhas meio lilás e as sementes devem voar com facilidade porque já  ando a arrancar pés de nêveda do meio das pedras.

Também conhecida como calaminta e erva-das-azeitonas em alguns locais do continente e ilhas, as suas propriedades terapêuticas ajudam a aliviar problemas digestivos, dores reumáticas, gases intestinais, além de ajudar no alívio de azia. Mesmo a calhar.

 

Caldeirada de Raia

 

20250514_114237.jpg

 

1 cebola

2 dentes de alho

4 batatas

2 postas de raia cortadas ao meio

4 tiras de pimento (usei vermelho e amarelo)

1 malagueta

100 ml de vinho branco

50 ml de água

50 ml de azeite

Nêveda e Salsa

Sal q.b.

 

Descascar e cortar a cebola e as batatas às rodelas e picar o alho.

Começar com cebola, batatas, raia, alho, pimento, novamente cebola, batatas e raia, alho picado, pimento e a malagueta fatiada. Temperar com sal a gosto e dispôr a nêveda e a salsa.

Finalizar com o vinho, água e azeite, tapar o tacho e levar a lume forte até começar a ferver, depois baixar para o mínimo e deixar cozinhar por meia hora, abanando o tacho de vez em quando.