Uma coisa nova por dia…
Não é possível fazer omeletes sem ovos mas já se podem bater claras em castelo sem… claras???
A comunidade vegan [ao contrário do que muitos imaginam, é mais uma maneira de estar na vida do que apenas não comer carne e peixe] na sua senda de encontrar alternativas a todo e qualquer produto com origem animal acabou por desencantar uma maneira de fazer ‘claras em castelo’ sem usar claras.
Claro que esta descoberta acaba por vir beneficiar também aqueles que têm alergias aos ovos e que procuram outros produtos que os substituam.
Eu não sou vegan, felizmente não tenho alergias alimentares, mas gosto de experimentar coisas que parecem mágicas, aliás, acho que muita coisa na cozinha é pura magia… (ou então sou como o Zé da Carriça, tudo o que vê, tudo cobiça )
É aqui que entra a Aquafaba (do latim aqua (água) + faba (feijão, grão)). A aquafaba é o líquido de cozer grão ou feijão e um engenheiro com muito tempo livre descobriu que era o ideal para fazer merengues, suspiros, pavlovas, etc.
É facílimo, só temos que escorrer o líquido de cozer grão por exemplo (que foi o que usei), pô-lo na batedeira e esquecer que aquilo está a fazer a sua magia aí por uns dez minutos. Depois junta-se açúcar, bate-se mais uns dois minutos e voilà, prontíssimo a usar! E pode-se virar a taça ao contrário que não cai.
Merengue
200 ml de líquido de uma lata de grão
3 colheres de sopa de açúcar
5 gotas de limão
Pôr o líquido de cozer o grão-de-bico coado na taça da batedeira e ligar. Deixar bater em velocidade média por cerca de dez minutos. Juntar o açúcar e as gotas do limão e continuar a bater mais uns minutos até estar com uma consistência idêntica às das claras batidas em castelo.
De seguida usar da maneira preferida, pode ser no forno para fazer suspiros ou numa mousse de chocolate, que foi a maneira que usei. A receita virá em breve.
Nota: Tanto pode ser usado o líquido de latas, frascos ou dos legumes cozidos em casa;