Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qua | 04.05.22

Ufa!

 

Embora esta receita pareça complicada, é bastante fácil de fazer desde que nos organizemos e tenhamos dotes de 'multitasking' (fazer várias coisas em simulâneo).

Ou seja, enquanto cozemos as batatas e os tratamos dos grelos, assamos o bacalhau e enquanto fazemos a cebolada, lascamos o bacalhau. Depois é só acondicionar em camadas e pôr no forno.

Mas vale mesmo a pena! E se a broa for caseira como a que usei e que é feita com mestria por um irmão meu, ainda melhor.

 

Bacalhau com Grelos e Broa

 

20220327_125853.jpg

 

500 grs de bacalhau demolhado (de preferência lombos)
1 kg de batatas pequenas
1 molho de grelos
3 cebolas
4 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal q.b.
350 grs de broa de milho ralada

 

Lavar e cozer as batatas com a pele em água temperada com sal e reservar. Aproveitar a mesma água para cozer os grelos. Depois de cozidos escorrem-se e espremem-se bem para retirar o excesso de água. Aquecer azeite num tacho, juntar dois dentes de alho picados e os grelos cortados e envolver bem. Reservar.
 
Entretanto colocar o bacalhau numa assadeira e levar ao forno por quinze a vinte minutos, dependendo da altura. Retirar do forno e reservar enquanto arrefece.
 
Numa frigideira, aquecer um bom fundo de azeite com dois dentes de alho em rodelas. Juntar a cebola cortada em meias luas e se for necessário, acrescentar mais azeite, para cobrir a cebola. Deixar refogar em lume brando até a cebola estar cozida mas sem ficar castanha. Retirar peles e espinhas ao bacalhau e lascar.
 
Num tabuleiro de ir ao forno, colocar uma camada de batatas e dar um murro em cada uma para as espalmar. Por cima colocar a cebolada, reservando a maioria do azeite para cobrir a broa. Colocar o bacalhau em lascas sobre a cebolada e tapar com os grelos. Por fim, cobrir tudo com a broa ralada e verter o restante azeite da cebolada sobre a broa.
 
Levar a forno quente até alourar.

 

20220327_122856.jpg