Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Seg | 29.08.22

tudo pela ciência

 

 

Às vezes vou tomar um café num Café perto de minha casa e normalmente sento-me à mesa de umas amigas que já lá costumam estar na conversa. Os assuntos variam desde quem tem abóboras dignas do Guinness, a que nunca mais chove, ao SNS e à falta de médicos, passando por quem é que anda a arrastar a asa a quem ali pela vizinhança. No outro dia o assunto eram umas 'Bolinhas Energéticas' que alguém tinha comprado num supermercado e tinha dado a provar aos presentes no Café (eu não estava nesse dia).

Pela descrição, as bolinhas tinham sido a pior experiência gastronómica que aquele pessoal tinha tido; que sabiam a sabão, que eram mesmo nojentas e que o Sr. A., que nunca lavava os dentes, nesse dia até tinha lavado só por causa do sabor das bolinhas (esta era a parte da risota da história). Eu, que já fiz milhentas bolinhas energéticas e nunca me desagradaram (embora nunca tivesse comido das de compra) tomei como minha missão fazer umas para que elas provassem e percebessem que nem todas eram más ou sabiam a sabão.

Missão cumprida! A prova passou-se na semana passada e as coisinhas energéticas foram muito gabadas.

Esta receita também podia chamar-se 'Bolinhas Energéticas' se a textura da mesma tivesse sido apropriada para formar e rolar as bolinhas. Como não foi, passou a quadradinhos... isto porque as receitas são apenas uma lista de instruções a que podemos dar a volta para se adequar ao nosso jeito ou às nossas necessidades.

 

Quadradinhos Energéticos

 

20220824_084359.jpg

 

75 grs de flocos de aveia

50 grs de coco ralado

50 grs de tâmaras sem caroço

25 grs de pistachos

25 grs de arandos secos (cranberries)

1 colher de sopa de manteiga de caju (ou amendoim, ou amêndoa)

1 colher de sopa de óleo de coco

50 grs de chocolate

 

Triturar todos os ingredientes excepto o chocolate e pressionar numa forma forrada com película aderente de modo a que fique compacto.

Derreter o chocolate no micro-ondas e deitar sobre a pasta triturada. Levar ao frigorífico por umas horas até solidificar o chocolate e cortar em quadradinhos com dois centímetros de lado para servir.

Para consumir com moderação. Ideais para antes da prática de exercício físico já que são bastante energéticas.

 

20220823_200408.jpg

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.