Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Seg | 27.06.22

toranja com twist

 

A toranja (Citrus × paradisi) é um híbrido que saiu da junção de um pomelo com uma laranja no distante século  XVIII, nos Barbados. A palavra toranja vem do persa turanj. Em inglês chama-se Grapefruit (talvez porque em algumas variedades a fruta nasce como se fosse em cachos, como os da uva). O seu sabor é uma mistura de ácido, amargo e adocicado e consoante a variedade, o seu interior pode ser clarinho como o de um limão ou rosado. Quanto mais rosado o interior, mais doce é.

Segundo os entendidos, a toranja pode interagir com a tomada de alguma medicação, quer potenciando o seu efeito negativamente, quer anulando a eficácia dos medicamentos. Convém ter este alerta em atenção, principalmente quem tenha o hábito de consumir toranjas amiúde. Esta carapuça não me serve, como se costuma dizer, já que a toranja não é de todo o meu citrino favorito e normalmente só consigo ingeri-la em sumo, misturado com bastante laranja.

Mas, sempre na senda de descobrir melhores maneiras de consumir alimentos que numa primeira impressão me deixam 'blheeeck', (e porque me deram muitas toranjas) encontrei esta alternativa e, não sei se é do açúcar ou porque até fica bem bonitinho na fotografia, gostei.

A repetir, com moderação.

 

Toranja Caramelizada

 

20220622_161249.jpg

 

1 Toranja

1 colher de sopa de açúcar amarelo

 

Cortar a toranja ao meio e salpicar o açúcar sobre cada metade. Aquecer uma frigideira e tostar a toranja do lado cortado, durante cinco a oito minutos, até que o açúcar fique caramelizado.

Servir de imediato.