Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Ter | 15.11.22

toda a gente sabe...

 

Existem tantas tendências no mundo da alimentação que por vezes ficamos como o tolo no meio da ponte, sem saber para que lado avançar.

A maioria das pessoas se calhar nem sequer pensa nestas coisas. Come e pronto. Para algumas pessoas ser vegetariano é uma afirmação ética mas para outras é apenas a sua cultura, como na Índia, e não comer produtos animais faz parte da sua essência embora a sua motivação não seja apenas o bem-estar dos bichos.

E porque hoje a população mundial atinge os oito mil milhões e nos dez alimentos mais consumidos no mundo a carne [de porco] aparece em nono (e o peixe nem sequer faz parte dessa lista...), aqui fica uma receita vegetariana que serve de prato principal ou como acompanhamento.

Para mim com um ovo escalfado, por favor.

 

Estufado de Vegetais


20221027_122718.jpg

 

2 colheres de sopa de azeite

1 cebola

1 tira larga de pimento vermelho

1 tira larga de pimento amarelo

1 malagueta

1/2 colher de chá de coentros em pó

1/2 colher de chá de colorau em pó

1/2 colher de chá de açafrão das Índias

1 raminho de salsa

1 tomate

50 ml de vinho branco

1 batata-doce laranja

2 batatas-doces brancas

1 chuchu

1 cenoura

2 ovos (opcional)

1 raminho de coentros

Bagos de romã

 

Aquecer o azeite num tacho e alourar a cebola, os pimentos e a malagueta picados. Adicionar as especiarias (coentros em pó, colorau e açafrão das Índias) e mexer. Juntar a salsa e o tomate picado e deixar refogar dois ou três minutos. Acrescentar o vinho e deixar evaporar.

De seguida adicionar a batata-doce, chuchu e cenoura cortadas em bocados grandes. Temperar com sal a gosto e acrescentar água a ferver quase até cobrir as batatas. Tapar o tacho e deixar cozinhar por cerca de meia hora até que tudo esteja tenro.

Verter dois ovos no tacho para escalfar caso estejam para aí virados (como não???), deixar por quatro minutos e servir, salpicado com coentros e bagos de romã.

 

20221027_113421-COLLAGE.jpg