Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Sex | 27.08.21

Tesourinhos #22

 

Quando se tem um blogue de receitas, ou melhor, quando se gosta tanto de receitas que temos um arquivo de centenas (milhares?) delas para experimentar, é raro repetir muitas vezes as mesmas. No entanto, há algumas a que não resisto e embora neste caso esta seja apenas a segunda vez que faço este bolo (a primeira foi em 2015), o que é certo é que de vez em quando me lembro de como gostei do sabor e penso que devia repetir.

Como tem havido framboesas caseiras na praça que tenho comprado a bom preço, decidi matar saudades e só posso dizer que esta não vai ser a última vez que o vou fazer.

A receita original deste tesourinho está aqui  mas a primeira vez que a vi foi no blogue As Minhas Receitas.

 

Bolo Brownie de Chocolate e Framboesas

 

20210825_122000.jpg

(antes de ir ao forno)

 

200 grs de chocolate (70% cacau)
100 grs de açúcar amarelo

60 grs de manteiga
60 ml de natas
3 ovos

40 grs de farinha
125 grs de framboesas frescas
açúcar em pó para polvilhar q.b.

 

Numa caçarola põe-se o chocolate em pedaços pequenos, o açúcar, a manteiga e as natas e leva-se a lume muito brando até estar tudo derretido.

Numa taça misturam-se os ovos com a farinha e adiciona-se a mistura do chocolate derretido, mexendo bem até estar um creme liso e sem grumos.

Unta-se uma forma redonda (de preferência das de mola), forra-se com papel vegetal e deita-se a massa na forma. Por cima dispõem-se as framboesas reservando algumas para decoração final (se se lembrarem…) e leva-se ao forno previamente aquecido, a 160ºC, por cerca de 35 minutos. O meu forno não tem medidor por isso pus no mínimo, com a chama baixa.

Retira-se do forno e deixa-se arrefecer uns minutos antes de desenformar. Deixa-se arrefecer completamente e polvilha-se com açúcar em pó e enfeita-se com framboesas frescas (se nos lembrarmos…)

Vai lindamente com uma bola de gelado.

 

1 comentário

Comentar post