suminho do bom
Toda a gente sabe que retirar as sementes a uma romã, mesmo a dar-lhe com uma colher de pau ou debaixo de água, é trabalho árduo.
Às vezes compensa, outras, mais vale cortá-las ao meio, espremer no espremedor de fazer sumo de laranja (ou liquidificar), coar e pronto!
Um belo sumo de romã, cheio de coisas boas que vão desde uma quantidade maluca de antioxidantes (três vezes mais do que o chá verde e o vinho tinto! Vinho tinto, a minha fonte inesgotável de antioxidantes! (estou a brincar, é o chá verde…)
Para além dos antioxidantes é rico em fibra, vitamina C, proteínas, vitamina K, potássio, etc.
Segundo estudos, pode ajudar a baixar a pressão sanguínea, baixar o risco de doenças do coração, infecções da boca e dentes, melhorar a memória, ajudar ao tratamento da disfunção eréctil e artrite, entre outras doenças.
Por esta altura veem-se romãs à venda em todos os supermercados, praças, feirinhas, etc. Comprei algumas na praça e também apanhei umas numa árvore que há perto de minha casa, ao que parece sem dono (ou se tem, não as apanha). Para obter 300 ml gastei quatro romãs e demorei uns dois minutos!
Sumo de Romã