Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qua | 30.11.22

sono descansado

 

Gosto muito de cozinhar com erva-príncipe (Lemongrass em inglês). O sabor desta planta é meio adocicado e com um leve travo a limão muito agradável. Existe à venda em lojas de produtos naturais na forma de folhas secas para fazer chá, mas se puderem comprar uns pezinhos num horto atrevam-se pois dá-se muito bem em vasos. Na cozinha usam-se os talos esmagados e tem a particularidade de ir crescendo à medida que se vai cortando. 

Para além de outros benefícios, a erva-príncipe é sedativa e antidepressiva. Também ajuda a combater as dores menstruais e das articulações (mulheres, atentem nisto!) e embora não seja aconselhada a grávidas, é excelente para mães que estejam a amamentar já que ajuda a produzir leite materno e, como tem propriedades antibacterianas e antivirais, ajuda a aumentar o sistema imunitário dos bébés e afastar infecções.

De resto já sabem, antes de tudo o mais, consultem os vossos médicos.

 

Lombos de Pescada com Erva-Príncipe

 

20220903_121908.jpg

 

4 colheres de sopa de azeite

1 cebola picada em meias-luas

1 talo de erva-príncipe

4 lombos de pescada

1 colher de chá de piripiri

4 colheres de sopa de molho de peixe

4 colheres de sopa de vinho branco

4 colheres de sopa de água

Sal q.b.

Coentros picados

 

Esmagar o talo de erva-príncipe com a faca (como fazemos com os alhos) e cortar em bocados. Ao esmagar permitimos que os aromas dessa erva se misturem melhor com os restantes ingredientes.

Aquecer o azeite numa frigideira e alourar a cebola, apenas até amolecer, não é para caramelizar.

Adicionar os lombos de pescada, o piripiri, o molho de peixe, o vinho branco e a água. Deixar levantar fervura, baixar o lume e tapar a frigideira com uma tampa. Deixar cozer por cerca de doze minutos (vinte, se os lombos de pescada estiverem completamente congelados) e salpicar com os coentros. Tapar novamente, desligar o lume e deixar repousar por cinco minutos.

Servir com arroz de legumes.