Sit!
Há muitos anos costumava seguir um site americano de receitas que já não existe. Havia receitas muito variadas e todas eram publicadas pelos membros, na época em que ainda não se publicavam fotografias de comida. Foi na altura em que comecei a interessar-me pelos cozinhados e por receitas diferentes das que por cá se faziam. Há muitos anos, portanto.
Uma das receitas que nunca esqueci foi uma chamada 'Sit Down Sandwich'. Fazia-se uma mega sandes, levava-se para o local do piquenique, campo ou praia, e, no local do repasto devia-se colocar um peso ‘pesado’ em cima da sanduíche (embrulhada, claro) para que as camadas ficassem bem unidas e não se desfizesse ao cortar. Claro que em vários piqueniques segui as instruções da receita à letra e sentei-me em cima da dita. Acho que me posso qualificar como um peso ‘pesado’...
Desta vez optei por colocar pesos sobre a sandes, não fossem as visitas achar que eu estava tolinha
Sandes em camadas
1 pão grande (tipo pão saloio ou de Rio Maior)
Manteiga q.b.
2 tomates cortados às rodelas, sem sementes
2 ovos cozidos cortados às rodelas
100 gr de vários tipos de charcutaria (salame, mortadela, fiambre, peito de peru, paio, etc) em fatias finas
100 gr de vários tipos de queijo (flamengo, gouda, mozarela, etc) em fatias finas
Cortar uma tampa no pão e retirar a maior parte do miolo. Barrar manteiga nas paredes do pão e depois fazer camadas com os restantes ingredientes, alternados.
Tapar o pão com a tampa também barrada no interior com manteiga.
Embrulhar o pão muito bem com película aderente e papel de alumínio. Vai ao frigorífico, de preferência deve ser feito na véspera de ser consumido mas duas horitas já são suficientes.
Para que fique bem prensado, colocar vários pesos sobre a sandes (embalagens de arroz, latas de ananás, etc) ou, já sabem...
Corta-se às fatias e serve-se.
Nota: o recheio pode ser diferente, pode levar bifinhos de frango ou peru, abacate, cebola, azeitonas às rodelas, alface iceberg, etc.