Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qui | 06.02.14

Sí, cómo no?

Ainda bem que não sou espanhola senão era capaz de ser crucificada por chamar Paella a esta receita.

Sim, que em Espanha, nomeadamente em Valencia, eles levam muito a sério o que é uma receita de paella. Por exemplo: se levar ervilhas é considerado crime lesa majestade! Vá-se lá entender.

E se for feita ao lume, fogueira mesmo, é que é a sério. Mas as achas da lenha têm que ser de laranjeira (e se calhar quem as põe na fogueira tem que estar a fazer o pino ou vestido de azul…).

E também tem que queimar o fundo, criando uma crosta a que chamam ‘socarrat’. Ainda falam dos preciosistas {#emotions_dlg.blink}

Esta receita pareceu-me bem. Gosto de coelho, não gosto muito de favas, dei a minha volta à receita e no conjunto ficou excelente. Paella ou não…

 

Paella de Coelho e Favas

 

 

½ coelho cortado em bocados pequenos

3 dentes de alho inteiros e com casca

1 copo de arroz

1 litro de água ou caldo de carne quente

2 tomates pequenos

½ pimento vermelho

150 grs de favas pequenas descamisadas

Azeite

Sal

Pimentão doce

1 malagueta

Orégãos

Açafrão das Índias

1 ramo de alecrim

 

Numa paella ou tacho largo aquece-se o azeite e aloura-se o coelho com os dentes de alho. Corta-se o pimento e o tomate em quadrados e adiciona-se ao coelho juntamente com as favas, mexendo. Deixa-se refogar um pouco e tempera-se com sal, uma colherita de chá de pimentão doce, uma de orégãos e uma malagueta inteira. Deita-se a água ou calde de carne, mexe-se e deixa-se cozer por uns 20 minutos.

Ao fim desse tempo, adiciona-se o arroz e o açafrão das Índias, mexe-se e deixa-se cozer por cerca de 20 minutos.

Convém ter mais água a ferver e se repararmos que começa a secar antes de o arroz estar cozido, vai-se acrescentando um pouco de água. No fim deve ficar sem molho.

Quando pronto, põe-se o ramo de alecrim sobre o arroz e cobre-se com um pano de cozinha ou um jornal e deixa-se repousar por cinco minutos antes de servir.

 

Nota: usei um arroz chamado ‘bomba’ que em Espanha é muito usado em paellas. Se não tivesse deste arroz, teria usado arroz agulha.