scoby doo
No outro dia deram-me um ‘scoby’. E o que é isso, perguntam vocês???
Eu também não sabia mas andei a pesquisar e descobri que é uma colónia de bactérias (Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras) que faz a Kombucha, que é uma bebida probiótica e da qual eu já tinha ouvido falar mas não sabia o que era.
Como já sou fã de kefir e de chucrute, que são ambos alimentos probióticos , e porque dizem que fazem bem à flora intestinal, quis experimentar. Principalmente porque me disseram que era muito complicado e eu gosto de um bom desafio! Mas afinal não é nada complicado, só é preciso saber esperar.
A Kombucha já existe há milhares de anos e como muitas outras coisas de que começamos a ouvir falar recentemente, apareceu na Ásia mais propriamente na China e até vem mencionada na Bíblia. É rica em vitaminas e ácidos e dizem que dá energia e promove a saúde no geral.
Quanto a isso não sei mas tenho andado a consumir deste ‘bicho’ já há dois ou três meses e doente não fiquei por isso deve ser como o Melhoral: não faz bem nem faz mal
Quem não tiver quem lhe dê a colónia para fazer a sua própria Kombucha, pode sempre fazê-la de raiz a partir da bebida que actualmente já se pode comprar nos hipermercados (pelo menos no Jumbo tem à venda). Consultem o São Google que não falta lá informação acerca desta bebida.
Kombucha
(chá preto com scoby)
1 litro de chá (verde ou preto)
75 grs de açúcar
1 colónia de bactérias (‘scoby’).
Adoçar e deixar arrefecer o chá. Adicionar o ‘scoby’ e deixar repousar durante uma semana apenas tapado com um papel de cozinha para não entrar pó.
Ao fim desse tempo retirar o líquido, deixando apenas um bocado que juntamente com o ‘scoby’ vai fazer a próxima rodada de Kombucha.
Podemos fazer uma segunda fermentação colocando o líquido que esteve a fermentar numa garrafa daquelas com a tampa que tem arames ou mesmo uma garrafa de plástico. Juntamos fruta ou gengibre, ou açafrão das índias ou sumo e isso fará uma segunda fermentação que vai dar o sabor que escolhermos à bebida. Deixamos estar um ou dois dias, com o cuidado de uma ou outra vez retirar o gás que se acumula.
De seguida vai para o frigorífico e consome-se!
(kombucha pronta a beber)
(kombucha com dupla fermentação)