sabiam?
Os abacates são são o fruto do abacateiro (Persea americana) e são mal-amados por uns e adorados por outros. Eu estou no meio-termo. Gosto de algumas maneiras, detesto de outras, se calhar tem mais a ver com a minha disposição do dia e não com o fruto em si...
Comparativamente a outros, é um fruto bastante rico em vitaminas e nutrientes – ácido fólico, magnésio, potássio e vitaminas B, E e K. Apesar de ser bastante gordo, as gorduras que tem são das boas, das que ajudam a diminuir o colesterol; também ajuda a baixar a hipertensão, a reduzir o risco de doenças cardíacas e a melhorar a saúde ocular, além de outros beneficios para a saúde. Mas não são só coisas boas, o abacate não é bom para quem sofre de insuficiência renal devido ao seu alto teor de potássio.
Uma curiosidade que muitos se calhar desconhecem tem a ver com o nome: os aztecas chamavam-lhe ahuacatl que no seu idioma significava testículo, devido à forma do fruto.
O abacate que usei nesta receita tinha a polpa mais clarinha do que os de outras variedades. Experimentem e se não gostam de queijo Feta, talvez possam trocar por requeijão.
Tosta de Abacate e Queijo Feta
1 abacate médio
100 grs de queijo Feta
Sumo de meio limão
Pimenta preta q.b.
1 raminho de aneto
Torradas de pão alentejano ou de Rio Maior
Ovo estrelado
Retirar a polpa do abacate e misturar com o queijo Feta, esmagando com um garfo grosseiramente. Adicionar o sumo de limão e temperar com pimenta a gosto. Juntar também o aneto picado (ou coentros, salsa ou outra erva a gosto).
Barrar as torradas com esta pasta colocar em cima um ovo estrelado.