Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Sex | 25.08.23

remeniscências

 

Quando andava no ciclo, naquela idade em que ríamos das coisas mais absurdas e palermas (ok, ainda faço isso mas o ponto aqui é que quando temos doze anos tendemos a fazê-lo mais) achava um piadão a uma brincadeira que um colega da escola fazia quando lhe perguntávamos se gostava de maracujá e ele respondia: mara não, cu já! E pronto, era isto. Nunca mais me esqueci.

Se tiverem maracujás para gastar (que não tenham ficado todos queimados com o calor) podem fazer este creme que é uma delícia bem fresquinho. Não leva leite nem ovos e mesmo o açúcar pode ser substituído por outro adoçante, xarope de ácer por exemplo ou de agave. Eu fiz com açúcar que o édito que bane esse criminoso da minha vida ainda não chegou cá a casa, provavelmente porque agora os correios só fazem entrega uma vez por semana ou menos. É o que temos.

 

Creme de Maracujá (Vegan)

 

20230818_171858.jpg

 

125 ml de bebida vegetal de amêndoa

50 grs de açúcar

2 colheres de chá bem cheias de farinha Maizena

1 pitada de curcuma (opcional)

Sumo e polpa de seis maracujás (coar se não pretender tantas sementes)

Sumo de meio limão

 

Misturar todos os ingredientes num tachinho (incluir algumas sementes de maracujá caso tenhamos coado o líquido mas queiramos que apareçam de onde em onde) e levar a lume brando mexendo sempre com uma vara de arames ou colher de pau até engrossar.

Usar de imediato ou deitar num frasco e guardar no frigorífico por uma semana.

Excelente para fazer trifles ouu outros doces de camada , para pavlovas ou cheesecakes. Ou para comer à colher, a escolha é vossa.