recomendo!
Quando vou a Espanha costumo comprar umas folhas de obreia, da marca Buitoni, que antigamente encontrava cá à venda nos supermercados Dia/Minipreço, mas que entretanto deixaram de ter. Acho que actualmente apenas se podem encontrar no El Corte Inglés.
Estas folhas super finas e prontas a usar são bastante práticas para rechear e levar ao forno quer para este tipo de pastéis quer para empadas. Em sua substituição existem nos nossos supermercados umas folhas de massa tenra prontas a usar da marca 'Pasta do Dia'. Nunca usei mas imagino que sirvam para o mesmo propósito.
A última embalagem que trouxe acabava o prazo daqui a pouco pelo que tive que me decidir a usá-la. Tanta coisa para fazer e tão pouco tempo...
Como traz dezasseis folhas, usei oito para fazer estes pastéis de atum e pinhões. As outras ficam para amanhã.
Pastéis de Atum e Pinhões no Forno
1 cebola cortada em meias-luas
2 colheres de sopa de azeite (pode ser o da lata de atum)
1 colher de sopa de pinhões (ou outro fruto seco)
1 lata de atum
Pimenta preta q.b.
8 folhas de obreia/massa tenra
1 gema de ovo batido
Aquecer o azeite numa frigideira e saltear a cebola em lume forte para queimar ligeiramente as pontas. Adicionar os pinhões e saltear por mais um ou dois minutos. De seguida juntar o atum esfarelado e envolver bem. Temperar com pimenta e reservar.
Colocar uma colherada da mistura de atum em metade de uma rodela de massa, dobrar e fechar com a ajuda de um garfo ou unindo as pontas. Descartar o papel que vem com cada rodela e colocar os pastéis num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincelar com a gema de ovo batida e levar ao forno por dez minutos.
Servir com uma salada.