Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Sex | 24.09.21

receitas vintage...

 

Tenho cartõezinhos com receitas que escrevi ou que me deram há imenso tempo. No outro dia estava a fazer uma arrumações e descobri um desses cartões com uma receita que me foi dada há quase vinte anos por uma colega que tinha vivido no Brasil. Nunca tinha experimentado fazer essa receita porque de um modo geral não sou muito entusiasta do sabor do abacaxi ou ananás em doces. Gosto de o comer ao natural mas se for daquele em calda já não aprecio.

Mas havia meio abacaxi para gastar e infelizmente não era daqueles docinhos, quase só tinha cheiro. Por isso ainda bem que uns dias antes tinha visto esta receita. Transcrevi tal e qual.

 

Delícia de Abacaxi

 

20210919_094007.jpg

 

Cortar 300 grs de abacaxi em pedacinhos. Levar ao fogo com meia xícara de açúcar e uma xícara de água. Deixar cozinhar bem, mexendo sempre para não pegar. Coar o xarope formado para um prato e reservar até estar frio.

Bater no liquidificador: 1 lata de leite condensado, 3 latas de leite, 1 colher de sopa de Maizena, 4 gemas de ovo, 1 colher de manteiga e 10 gotas de essência de baunilha [bati tudo à mão]. Levar ao fogo e após ferver continuar em fogo baixo por 7 minutos mexendo bem. Deixar arrefecer.

Na batedeira bater 4 claras de ovo em ponto de suspiro, acrescentar 4 colheres de sopa de açúcar e continuar batendo até prender bem.

Num pyrex:

1ª camada - creme de leite condensado

2ª camada - bolachas torradas passadas no xarope do abacaxi.

3ª camada - abacaxi

4ª camada - creme de leite condensado

5ª camada - claras em suspiro

Levar ao frigorífico.

 

20210919_093934.jpg

 

4 comentários

Comentar post