Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Sex | 16.04.21

receitas dos outros

 

A Clara de Sousa, jornalista de excelência, também cozinha e faz bricolage. Tem receitas muito boas e esta é uma das minhas favoritas.

A receita dela não pede que a perna de peru seja desossada mas experimentada por mim das duas maneiras, só posso dizer que os sabores fluem muito melhor se for desossada. Experimentem, de uma maneira ou de outra. Mesmo que peru não seja a vossa carne preferida, vão ver que assim fica muito bem.

 

Perna de peru assada

 

IMG_20210103_130936.jpg

 

1 perna de peru desossada (peçam no talho)

Batatas cortadas em cubos ou inteiras das pequeninas

6 alhos descascados

1 colher de sopa bem cheia de colorau

Sal q.b.

150 ml de azeite

1 colher de sopa bem cheia de orégãos secos

1 folha de louro

300 ml de vinho branco

 

Triturar os alhos com o sal, o colorau, o azeite e os orégãos. Barrar a perna de peru com esta pasta e espalhar a folha de louro em pedaços sobre a carne. Regar com o vinho e tapar com película aderente. Guardar no frigorífico de preferência até ao dia seguinte.

Quando for para assar, aquecer o forno. Pôr a perna de peru numa assadeira e à volta espalhar as batatas (também usei batata-doce). Regar tudo com o que restar da marinada e regue com mais um pouco de azeite (a receita original pede pingue mas não tinha).

Levar ao forno por uma hora ou um pouco mais, dependendo do tamanho da perna de peru, regando de vez em quando com o molho.

Servir com legumes cozidos ou uma salada.

 

Nota: os meus dotes para fotografar alguma comida não fazem justiça ao sabor…

 

2 comentários

Comentar post