Quem diria?
Tenho a certeza de que o Sr. Brás (que na altura - fim do séc. XIX - se chamava Braz) nunca imaginou que o prato de bacalhau que servia na sua taberna do Bairro Alto se tornaria icónico e que em Espanha até seria conhecido em alguns lados como Bacalhau à Portuguesa. Menos imaginava ainda que ao longo dos tempos o bacalhau seria substituido por cogumelos, alhos franceses e outros vegetais. Neste caso é uma mistura (ou será mistela?) de repolhos e mistura orietal de vegetais.
Ficou supimpa!
Brás de Vegetais
2 colheres de sopa de azeite
1 Cebola
Couve Branca q.b.
Couve roxa q.b.
Pimento vermelho e amarelo q.b.
1 Malagueta
250 grs de Vegetais (Mistura Oriental - congelados)
150 grs de batata palha
5 ovos batidos
Cortar a cebola em meias-luas finas e as couves em tirinhas. Aquecer o azeite na frigideira e saltear a cebola e as couves, os pimentos também em tiras e a malagueta em rodelas. Depois de amolecer e perder volume, adicionar a mistura de vegetais e mexer para envolver.
Entretanto deitamos um fervedor de água a ferver sobre a batata palha num escorredor (ajuda a retirar o excesso de sal e gordura). De seguida juntamos a batata à mistura de vegetais e envolvemos bem. Deitamos os ovos batidos sobre todos os ingredientes e mexemos para que fiquem bem distribuídos. Logo que comecem a secar retiram-se do lume e servem-se polvilhados com salsa picada e azeitonas.