Queijaria da Póvoa
Existem agora nos canais por cabo imensos programas acerca do modo de vida sobrevivencialista ou autosuficiente. Confesso que sou fã de aprender certos truques, nomeadamente relacionados com aquilo que comemos e que podemos obter da natureza a custo zero. É por isso que gosto de conhecer plantas que de um modo geral são consideradas daninhas ou mesmo pragas e com elas fazer refeições (na calha um bolo de urtigas!).
Não tenho cabras ou vacas mas gosto bastante de queijo fresco e mais ainda de requeijão. Mas mesmo sem ter acesso ao ingrediente principal caseiro, não resisti a experimentar uma receita de queijo fresco que anda por todo o lado. Mais fácil não podia ser e com ingredientes que todos temos à mão.
Aproveitei para usar um aro próprio para fazer queijos chamado 'cincho' que há anos comprei na Feira de Março. Mas podemos moldar o queijo apenas com as mãos ou, se formos precavidos, reutilizar aqueles aros plásticos que vêm com os queijos frescos de compra e que guardámos a pensar que ainda haviam de dar jeito.
Queijo Fresco
1 litro de leite do dia (usei Vigor Gordo)
Sumo de meio limão
75 grs de iogurte natural (usei grego)
Sal q.b.
Ferver o leite. Adicionar o sumo de limão previamente coado e o iogurte. Mexer e deixar repousar até estar frio.
Coar num pano limpo e moldar no formato desejado.
Guardar no frigorífico. Pode ser consumido no próprio dia ou nos dias seguintes.
Nota: quanto mais soro perder mais duro fica