que comam pão
Ultimamente tenho voltado a fazer pão em casa, quer na máquina de fazer pão (que já não via a luz do dia há mais de um ano!) quer à mão, sem batedeiras nem nada, ora usando a receita do pão que não precisa de amassar ora usando receitas onde temos que meter mesmo mãos na massa.
É uma actividade excelente para descontrair, para fazer exercício braçal e além disso é uma boa maneira de ocupar o tempo de lazer em fins de semana de chuva. Eu sei que muitas pessoas ocupam os fins de semana chuvosos em centros comerciais mas não é a minha praia, como diz o outro…
Esta receita retirei-a da revista BBC Good Food de Fevereiro.
Pão Artesanal
(enquanto leveda)
350 grs de farinha de trigo (extra para polvilhar)
150 grs de farinha de trigo integral
1 colher de chá de sal
1 saqueta de fermento de padeiro liofilizado (7 gramas)
3 colheres de sopa de azeite
300 ml de água fria
Numa taça põe-se a farinha, o sal e o fermento. Faz-se um buraco no meio e aí deita-se o azeite e a água e mistura-se bem. Se estiver muito seco junta-se mais uma ou duas colheres de sopa de água.
Deita-se a massa para a bancada polvilhada com farinha e amassa-se por uns dez a quinze minutos à mão (ajuda a descontrair!). Dobra-se a massa em quatro e põe-se numa taça ligeiramente untada com azeite. Tapa-se com um pano de cozinha limpo e deixa-se levedar por uma hora ou até estar com o dobro do volume.
Ao fim desse tempo retira-se a massa novamente para a bancada polvilhada e volta-se a dobrar em quatro, sem amassar. Repete-se este passo mais três vezes a intervalos de 30 minutos (eu fiz apenas duas) e por fim põe-se novamente a repousar mais 30 minutos numa taça.
Entretanto põe-se o forno a aquecer a 230ºC (na altura em que o pão leveda a última vez) e colocam-se dois tabuleiros a aquecer, um deles na parte mais baixa do forno. Aquecer cerca de meio litro de água para pôr neste tabuleiro de baixo que vai criar vapor para dar uma crosta mais tostada ao pão.
Pôr a massa do pão no formato desejado no tabuleiro que esteve a aquecer no forno (cuidado que está quente!) e com uma faca afiada fazem-se cortes no topo. Deitar a água quente no tabuleiro de baixo e pôr o pão no forno a cozer por cerca de 40 minutos ou até a crosta soar oca quando se der umas pancadas. Deixar arrefecer numa rede antes de cortar.
(depois do forno)
Nota: a receita original leva apenas 500 grs farinha de trigo normal, eu fiz uma parte normal, uma parte integral