Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Ter | 20.06.23

quando foi a última vez...

 

Foi a primeira vez na vida que fiz pastéis de massa tenra. Lembro-me de haver de vez em quando na cantina do Liceu mas toda a gente sabia que o recheio deviam ser as sobras de carnes das últimas semanas (que já quando eram prato do dia não eram grande coisa, imagine-se depois) pelo que costumava passar ao largo desses pastéis ou mesmo de outras comidas como o 'red fish' que abomino e que era uma constante na ementa.

Quando vivi em Lisboa era costume haver quer no refeitório da empresa onde trabalhava (bastantes furos acima da cantina da escola) quer em restaurantes que apregoavam uma comida mais caseira.

Apesar de sempre ter gostado imenso de rissóis, os pasteis de massa tenra nunca me entusiasmaram por aí além. Então porque é que me dei ao trabalho de os fazer, perguntam vocês. E perguntam muito bem e eu respondo: olhem, apeteceu-me!

 

Pastéis de Massa Tenra

 

20230606_111526-COLLAGE.jpg

 

Massa:

250 grs de farinha de trigo

1 colher de sopa de pingue

2 colheres de sopa de azeite

150 ml de água morna

1 pitada de sal

Recheio:

1 cebola picada

2 colheres de sopa de azeite

Carne assada moída

Salsa picada

Óleo de girassol para fritar q.b.

 

Massa:

Colocar a farinha numa taça, abrir um buraco no meio e colocar os restantes ingredientes da massa. Mexer bem com as mãos ou batedeira. Amassar sobre a bancada por uns cinco minutos até que a massa não se pegue às mãos e quando esticada tenha bastante elasticidade. Deixar repousar enquanto se prepara o recheio.

Recheio:

Alourar a cebola no azeite, misturar a carne triturada e a salsa e mexer para envolver bem. Provavelmente não precisa de ajuste aos temperos mas adicionar conforme a preferência, caso seja necessário.

Montagem:

Estender a massa com o rolo de modo a que fique muito fina, rechear com a mistura da carne picada e dobrar a massa como se fosse para fazer rissóis. Cortar com um cortador ou uma carreteira e fritar em óleo quente, até que a massa fique com bolhas e lourinha.

 

Nota: com a massa e recheio sobrantes fiz uns dias mais tarde uma espécie de pães espalmados recheados que cozinhei numa frigideira antiaderente tapada, virando o 'pão' ao fim de uns dois minutos e deixando outro tanto do outro lado.

 

20230608_201654.jpg