Quá Quá
Gosto bastante de pato seja assado ou com arroz. É raríssimo comprar já que mais de metade é gordura e acaba por sobrar pouca carne (acho que é por isso que é mais usual fazer arroz de pato já que se aproveita melhor a carne que desfiada 'estica' um pouco mais).
Desde que existe uma cadeia de supermercados espanhola aqui perto, compro coxas de pato congeladas que são vendidas individualmente e que acabam por servir quer para assar quer para fazer arroz do dito. Acho que desperdiço menos usando apenas as coxas do que faria se comprasse um pato inteiro.
A última vez que trouxe umas coxinhas, aproveitei para as assar seguindo à letra uma receita da Nigella Lawson. Ficou uma maravilha, facílimo de fazer e ainda por cima apenas com cinco ingredientes sendo que um deles é tomilho e não me falta disso na horta. Querem melhor? Paguem!
Coxas de Pato com Tomilho
4 coxas de pato
12 batatinhas pequenas (tipo batatas Primor)
Tomilho, Sal e Pimenta preta a gosto
Retirar o excesso de gordura das coxas de pato sem lhes retirar a pele. Aquecer uma assadeira que vá ao fogão e ao forno (ou uma frigideira antiaderente) e selar as coxas de pato, o lado da pele primeiro, até estarem alouradas.
Colocar as batatinhas bem lavadas e sem descascar à volta das coxas do pato e temperar com os raminhos de tomilho, o sal e a pimenta preta. Tapar a assadeira com a tampa ou papel de alumínio e levar a forno médio por cerca de duas horas. Virar as coxas de pato a meio da assadura. Quando pronto, a gordura fica no fundo e a carne apresenta-se sequinha.
Servir com uma salada ou vegetais salteados.
Nota: pode-se guardar a gordura sobrante para usar [moderadamente] em cozinhados futuros já que funciona como banha quando solidifica.