Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Sex | 30.10.15

prontos?

 

Paletes! Paletes de dióspiros é o que têm sido estas semanas.

Não que eu me queixe… aliás, queixo-me de não poder dar conta do recado e de a época ser tão curta. Eu sei que se podem congelar mas enquanto congela e não congela, lá sai um batido, uns muffins, alguns ao natural, outros com canela e a coisa vai.

E depois, esta receita.

 

Bolo de Dióspiros com Caramelo

 

download (1).png

 

Bolo:

1 copo de polpa de dióspiro

¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio

¼ de copo de açúcar granulado

½ copo de açúcar amarelo

2 colheres de sopa de manteiga derretida

1 ovo grande

½ colher de chá de extracto de baunilha

1 copo de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de canela em pó

1 pitada de sal

Cobertura:

3 colheres de sopa de manteiga

1/3 de copo de açúcar amarelo

¼ de vagem de baunilha

3 colheres de sopa de natas

 

Numa taça esmagar a polpa de dióspiro (eu cortei com uma faca de cozinha os gomos maiores e esmaguei com um garfo). Adicionar o bicarbonato de sódio, os açúcares, a manteiga derretida, o ovo e o extracto de baunilha. Mexer.

Noutra taça mistura-se a farinha, o fermento, a canela e o sal. Junta-se a mistura de polpa de dióspiro e mexe-se o suficiente para incorporar mas sem mexer demais.

Deitar a massa numa forma untada (usei uma de cartão, não é necessário untar) e levar a forno médio por cerca de 35 a 40 minutos (verificar com um palito pois os fornos não são todos iguais).

Entretanto faz-se o molho de caramelo.

Num tachinho leva-se ao lume a manteiga, o açúcar amarelo e as sementes de ¼ de vagem de baunilha (em alternativa pode-se usar uma colher de chá de extracto de baunilha).

Deixa-se caramelizar um pouco e de seguida adiciona-se as natas, mexendo bem. Deixa-se apurar por mais uns minutos com cuidado para não deixar queimar.

Quando o bolo estiver cozido retira-se do forno e por cima deita-se o caramelo ou em contrapartida serve-se num jarrinho à ‘vontade do freguês’ 

 

Nota: Na minha humilde opinião, o caramelo não faz falta nenhuma pois este bolo é bastante húmido e muito saboroso, não necessita de mais nada para o acompanhar…

 

2 comentários

Comentar post