preservar
Esta receita se calhar já não vem a tempo de ajudar a gastar a produção de tomate deste ano mas fica a sugestão, mesmo para quem precise de libertar espaço de tomates que estejam a atafulhar o congelador.
Este molho aguenta meses nos frascos, num local frio e seco. Depois de abertos devem ser guardados no frigorífico e consumidos em quatro ou cinco dias.
O segredo é frascos bem esterilizados (lavo os meus na máquina da louça e uso-os logo a seguir) e pôr as tampas de imediato. Logo que crie vácuo, está pronto para aguentar bastante tempo.
Molho de Tomate
2 kgs de tomate
3 cebolas
2 hastes de aipo
2 dentes de alho
Azeite q.b.
1/2 copo de vinho branco
1 colher de sopa de molho Inglês
1/2 copo de água
Sal q.b.
Refogar as cebolas, alhos e aipo picados no azeite.
Juntar o tomate cortado aos bocados ao refogado com a água, o vinho e o molho Inglês. Tempera-se com sal e deixa-se ferver. Baixa-se o lume deixando cozinhar por cerca de 45 minutos.
Triturar com a varinha mágica e de imediato transferir para frascos esterilizados. Fechar logo com as tampas e deixar arrefecer. Verificar se criou vácuo. Podem ser guardados por meses na despensa.
Depois de aberto guardar no frigorífico.