Preguiças
Às vezes caio na tentação de comprar massa para tartes no supermercado. São tão fáceis de usar, apenas temos que as retirar da embalagem e colocar na forma. Nem vou ler os ingredientes porque sei que, na sua maioria, não são grande coisa, tipo óleo de palma, colza ou ainda pior.
E é tão fácil fazer uma base de tarte mais saudável, demora menos de cinco minutos a preparar e o resultado final é tão melhor do que as compradas... e leva azeite, quem quer melhor?
Tarteletes de Salmão e Pescada com Pinhões
Massa:
150 grs de farinha de trigo
100 grs de farinha de espelta integral (ou de trigo integral)
1 pitada de sal
60 ml de azeite extra virgem
120 ml de água fria
Numa taça misturar as farinhas e o sal.
No meio deitar o azeite e misturar com um garfo, de seguida a água (deve estar bem fria) e continuar a mexer com o garfo até envolver e depois mexer com a mão mas sem amassar demais. Formar uma bola e estender com o rolo da massa numa superfície lisa enfarinhada. Forrar as formas que se vão usar e reservar.
Recheio:
2 filetes de pescada
1 posta de salmão
2 chalotas picadas (ou 1 cebola pequena)
2 colheres de sopa de pinhões
1 colher de sopa de raspa de limão
1 colher de sopa de aneto e cebolinha picados (ou salsa e cebolinho)
2 fatias de pão fresco, ralado (sem crosta)
1 ovo
5 colheres de sopa de natas (usei de soja)
Sal e pimenta q.b.
Azeite
Numa taça põem-se os filetes de peixe e o salmão, sem peles nem espinhas, cortados aos bocadinhos pequeninos, tipo dados. Juntam-se as chalotas picadas e adicionam-se os pinhões, o pão fresco ralado, a raspa de limão, aneto e cebolinha picados, o ovo, as natas e sal e pimenta. Mexe-se bem e distribui-se pelas formas já forradas com a massa.
Deita-se um fiozinho de azeite sobre o recheio das tarteletes e levam-se ao forno cerca de meia hora até ficarem douradinhas.
Servir com uma salada.