preguiça? nah...
Como no aproveitar é que está o ganho, continuo a fazer experiências com os figos que continuam a dar mais do que a conta.
Para quem não quer perder tempo a fazer uma tarte toda cheia de frufrus, faz-se uma crostata e fica o assunto resolvido!
Crostata de Figos
antes de ir ao forno)
Base:
1 e ½ copos de farinha (usei de espelta)
1 pitada de sal
1 colher de chá de açúcar
100 grs de manteiga fria, cortada em cubinhos
3 colheres de sopa de água gelada
Recheio:
6 a 8 figos (usei Pingo de Mel)
100 grs de amêndoa com pele
½ copo de açúcar
75 grs de manteiga
1 ovo
1 colher de sopa de leite
1 colher de chá de canela
1 ovo batido para pincelar
Usei o robot de cozinha para fazer a maior parte do trabalho. Comecei por misturar os ingredientes da massa, triturei até formar uma bola, retirei do robot e guardei no frigorífico enquanto fazia o recheio.
No robot (não é necessário lavar) misturar as amêndoas e o açúcar e triturar até ficar uma migalhas pequenas. Adicionar a manteiga e o ovo e a colher de sopa de leite e triturar. Fica uma pasta grossa, é mesmo assim.
Estende-se a massa e põe-se num tabuleiro forrado com papel de ir ao forno. Espalha-se a pasta de amêndoa pela superfície da massa deixando uma beirinha a toda a volta com cerca de 2 cms sem nada (a pasta que sobrar pode ser guardada/congelada para usar mais tarde). Polvilha-se com a canela.
Cortam-se os figos em rodelas e dispõem-se por cima da amêndoa.
Dobra-se a parte que ficou sem nada de modo a parecer uma tarte rústica. Pincela-se com o ovo batido e leva-se ao forno por cerca de 40 minutos.
Servir morno ou frio com uma bola de gelado.
Nota: A recita original veio daqui