prato do dia
É raríssimo que a receita que aqui deixo tenha sido confeccionada no dia em que a publico. Algumas já foram feitas e comidas há meses, outras há semanas ou há uns dias, mas raro, raro mesmo, é que sejam o almoço do dia. Excepto hoje.
Estas belezas sairam tão bem e tão boas que não pude esperar para aqui deixar a receita. Isso, e porque fui acrescentando temperos à medida que ia fazendo e, antes que me esquecesse, decidi vir aqui escrever.
E pronto, este foi o meu almoço de hoje.
Folhadinhos de Peixe
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
4 filetes de peixe grosseiramente picados com uma faca
Sal q.b.
Pimenta preta moída
1 colher de chá de mostarda em pó (ou da outra)
1 colher de chá de ras-el-hanout
1 colher de chá de colorau
1 colher de sopa de molho de peixe ou sumo de limão
1 colher de café de estames de açafrão (opcional)
1 raminho de salsa, picado
1 haste de cebolinha, picada
1 colher de sopa bem cheia de farinha
150 a 200 ml de leite
1 ovo batido
1 embalagem de massa folhada (usei redonda)
Aquecer o azeite e alourar a cebola. Adicionar o peixe e temperar com sal, pimenta, mostarda, ras-el-hanout, colorau e molho de peixe. Mexer e adicionar os estames de açafrão, a salsa e a cebolinha picadas. Deixar apurar por uns cinco minutos e de seguida polvilhar com a farinha, envolver e juntar o leite em fio, mexendo sempre de modo a ficar uma pasta bastante espessa. Adicionar metade do ovo batido, envolver e reservar.
Cortar 12 rodelas da massa folhada com cerca de 8cms de diâmetro e rechear 6 com o preparado de peixe. Tapar com as restantes 6 e fechar. Pincelar com o restante ovo batido e levar a forno quente por cerca de 20 minutos.
Servir com uma salada.
Nota: amassar a restante massa e estender com um rolo, no meio colocar o que sobra do recheio, fechar como se fosse um paio, pincelar com ovo batido e também vai para o forno. Assim não há desperdício.