Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Ter | 16.04.19

por um prato delas...

 

Uma das minhas leguminosas favoritas é a lentilha. Sejam castanhas, verdes ou laranjas gosto bastante e ando sempre a ver de que maneira as posso juntar às refeições cá de casa.

As lentilhas são ricas em fibras, vitamina C, proteínas, potássio, cálcio e magnésio. E têm mais ferro do que a mesma quantidade de carne.

A sua utilização data de há mais de 8000 anos e embora seja originaria da Ásia Central é muito utilizada na cozinha mediterrânica. Os nossos vizinhos Espanhóis usam e abusam de pratos de lentilhas.

Por falar em ‘prato de lentilhas’ na Bíblia são referidas como moeda de troca sobre os direitos da primogenitura entre Esaú e Jacob.

Já eu não trocava nada por elas, mas também não as troco por nada 

 

Lentilhas Estufadas

 

IMG_20190407_124505_1.jpg

 

2 colheres de sopa de azeite

1 cebola grande picada

2 dentes de alho picados

1 talo de aipo picado

2 cenouras picadas

1 copo de lentilhas cor-de-laranja

600 ml de água a ferver

Sal q.b.

1 colher de sopa de molho Inglês

1 colher de chá de orégãos

 

Aquecer o azeite numa caçarola e adicionar a cebola, os alhos, o aipo e as cenouras. Deixar estrugir por uns minutos e adicionar as lentilhas passadas por água e escorridas. Deixar um ou dois minutos mexendo uma vez e adicionar a água a ferver. Temperar com sal a gosto e juntar o molho Inglês e os orégãos. Deixar apurar por 30 a 40 minutos até estar um creme grosso.

Servir como sopa ou como acompanhamento. Fica ainda mais espesso de um dia para o outro.