Perspectivas
A vida pode parecer-nos boa ou má dependendo da perspectiva pela qual a olhamos. Por exemplo podemos achar injusto trabalharmos muito e ter a casa ainda por pagar ao banco e um carro já velhote ao passo que outros não mexem uma palha e têm uma rica vidinha mas se olharmos por outra perspectiva, temos mais do que a maioria das pessoas no mundo que não têm casa, carro ou mesmo comida.
Podemos detestar a chuva e não gostar de apanhar uma molha e chegar a casa encharcados e termos que ir tomar um banho quente para aquecer mas se virmos por outra perspectiva, podemos tomar um banho quente, o que nem toda a gente pode, e com sorte já não temos que sair mais de casa e até podemos acalmar ao ouvir a chuva a cair sabendo que estamos bem no nosso casulo, já com o pijama vestido e uma caneca com uma bebida quente nas mãos.
Não gosto de toranjas. Acho que sabem mal e cheiram a xixi de gato. Mas decidi olhá-las sob outra perspectiva e posso garantir que se vierem no feitio deste bolo, adoro toranjas!
Estão a ver? Perspectivas!
Bolo de Toranja
Bolo:
200 grs de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
230 grs de iogurte natural (usei tipo grego)
180 grs de açúcar
3 ovos
Raspa de uma toranja
1/2 colher de chá de extracto de baunilha (opcional)
120 ml de óleo de girassol
Xarope:
80 ml de sumo de toranja
1 colher de sopa de açúcar
Aquecer o forno e untar uma forma de bolo inglês.
Numa taça misturar a farinha, o fermento e o sal.
Numa taça maior bater o iogurte, o açúcar, os ovos, a raspa da toranja e o extracto de baunilha. Adicionar a mistura de farinha e mexer para incorporar. Por último misturar o óleo na massa envolvendo bem.
Deitar a massa na forma e levar ao forno por cerca de 45 minutos. Verificar com um palito a partir dos 40 pois difere de forno para forno.
Enquanto o bolo coze levar um tachinho ao lume com o sumo de toranja e a colher de açúcar e deixar fervilhar até dissolver o açúcar.
Quando o bolo estiver cozido, retirar do forno, desenformar para uma rede e pincelar o sumo de toranja por todo o bolo, até absorver a totalidade do sumo.
Nota: receita daqui