Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Sex | 17.02.23

perishable thoughts

 

Não são claras em castelo. Não são natas batidas. É leite. Leite evaporado batido.

Para quem não sabe, o leite evaporado é produzido quase da mesma forma que o leite condensado com a diferença que  o leite condensado tem açúcar adicionado e o leite evaporado é só leite, a que se subtrai por evaporação quase metade do seu conteúdo líquido.

Quer um quer outro apareceram quase na mesma altura (por volta de 1850) e a ideia era preservar o leite em viagens longas, que eram as que havia na altura já que aviões e afins ainda não estavam no radar (perceberam a piada? Radar? Aviões? Não? Ok, vou tomar os pingos...)

Voltando ao leite evaporado que foi o que me trouxe hoje aqui. Muitas pessoas com quem falo de receitas não sabem o que é leite evaporado. Talvez eu me dê com as pessoas erradas mas pensei que toda a gente sabia já que há anos e anos que se encontra nas prateleiras dos supermercados, mesmo ao lado do coleguinha leite condensado. O leite evaporado não é doce pelo que pode ser usado como substituto das natas em molhos e cremes e pode mesmo ser batido com a batedeira para uma espécie de chantilly que pode ser usado em receitas que pedem esse ingrediente.

Vamos a factos relativamente à diferença entre as natas e o leite evaporado (visto por mim em marcas brancas):

100 ml de natas para bater (Pingo Doce):

336 kcal

35 grs gorduras (21,8 grs saturadas)

100 ml de leite evaporado (Mercadona):

109 kcal

4 grs de gorduras (2,05 grs saturadas)

Feitas estas comparações ligeiras, vamos a opiniões. À minha, pelo menos.

Uso leite evaporado quando quero um molho cremoso mas sem muita gordura como por exemplo quando faço cogumelos salteados para servir com massa; uso quando faço bacalhau com natas onde há muito tempo não uso as ditas; uso quando preciso de natas batidas numa sobremesa que seja para comer de imediato já que observo que o chantilly feito com o leite evaporado tem tendência a largar mais líquido ao fim de um dia do que o feito com natas. Por isso a indicação de usar apenas quando for para consumir de imediato (que no meu caso não é problema nenhum já que sou capaz de despachar uma sobremesa como os melhores!).

Na próxima vez que forem ao supermercado vejam lá se encontram o leite evaporado. Costuma ser vendido em latas, como o leite condensado mas o Mercadona tem em embalagens de cartão de 200 ml que acho bem mais prático.

 

Chantilly de leite evaporado

 

20230211_195803.jpg

 

Bater uma embalagem de leite evaporado com a batedeira até ficar espesso como as claras em castelo, cerca de cinco minutos. Pode ser à temperatura ambiente mas também pode ser fresco.

Não usei açúcar porque a receita que eu estava a fazer já era bastante doce mas pode ser batido com açúcar em pó.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.