Perishable Thoughts
Certamente já ouviram falar na Escala de Scoville.
À semelhança das outras escalas (Ritcher, Mercalli), a escala Scoville também serve para medir intensidade só que em vez de medir a intensidade de um terramoto, por exemplo, mede a intensidade da ardência das malaguetas.
Estas belezuras variam tanto na intensidade do seu picante que a olhar apenas para o seu exterior ou mesmo para as sementinhas lá dentro, não conseguimos perceber se nos vão queimar a língua ou não. Foi devido a este impasse que o Sr. Scoville (farmacêutico americano) criou em 1912 um teste organoleptico para medir a quantidade de capsaicina nas malaguetas, sendo a capsaicina aquilo que lhes dá o picante.
Se medissemos essa quantidade num pimento vulgar (verde, vermelho, amarelo) o resultado seria zero. Estes pimentos comuns, que usamos na nossa alimentação, apesar de serem da mesma família das malaguetas [Capsicum L.] não têm capsaicina. Por isso não picam. Agora experimentem um pimento de Padrón, daqueles que temos a sorte de picar, e pode ir até aos 30.000 da escala em segundos na nossa boca.
Outra das caracteristicas das malaguetas é o seu picante ficar agarrado na pele das nossas mãos quando as manuseamos depois de cortar. Longe vai o tempo em que podia usar lentes de contacto já que a 'progressividade' das minhas lentes é tanta que deixou de caber em lentes de contacto mas quando as usava constantemente, quantas não foram as vezes em que depois de mexer em malaguetas ia colocar ou retirar as ditas lentes e era o cabo dos trabalhos. Se a ardência na boca é o que é, imaginem nos olhos (ou mesmo noutros sítios, para os quais há mesmo ditados populares que também falam em bebidas refrescantes...)
Sempre gostei muito de comida picante. Tanto que quando compro frango de churrasco peço sempre ao senhor que os assa que ponha extra picante no meu. Ele costuma brincar com o meu pedido perguntando se eu tenho seguro de vida já que o picante dele é tão forte que eu era capaz de quinar a comê-lo. Na primeira vez confesso que fiquei um pouco assustada e a medo lá provei o frango quando cheguei a casa. Ó amigo, isto? Disto como eu ao pequeno-almoço! Só para verem que gosto mesmo de picante.
É certo que nunca comi uma malagueta Carolina Reaper Pepper, que é considerada a malagueta mais picante do mundo, inscrita no Guinness e tudo. Esta malagueta pode ir acima dos dois milhões na escala de Scoville! (Medooooo) Mas já comi Jalapeño e Habanero e costumo comer pimentos de Padrón como se se tratasse de uma roleta russa. Por isso, pode pôr picante no frango à vontade, Sr da churrasqueira. À minha responsabilidade.
Malaguetas
(imagem retirada da net)
(imagem retirada da net)