Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qua | 15.09.21

Perishable Thoughts

 

Aqui há uns anos comentei que me tinham dado uns ramos com umas bagas que não conhecia mas que eram muito saborosas. Espetei os ramos na terra a ver se aquilo pegava de estaca. Pegou e embora já tenha dado noutros anos, este é o ano em que deu mais bagas. Gosto muito do sabor mas temos que esperar que estejam bem vermelhinhas e não ceder à tentação de as provar quando estão apenas a parecer vermelhas porque apesar de muito pequenas, apenas uma é capaz de fazer tanto estrago na boca como um dióspiro verde. A sério, as sacaninhas conseguem fazer uma pessoa ficar com a boca encortiçada até à garganta.  se não estiverem bem madurinhas. Mas são tão saborosas que acabo por tentar a sorte bem antes do tempo.

Nos Estados Unidos, onde é muito prolífera, chamam-lhe 'azeitonas de Outono' e em Portugal é conhecida por Acerola-japonesa, Alegria-dos-pássaros ou Groselha-dos-Açores.

Além da vez em que mas deram a conhecer, nunca mais vi em lado nenhum. Curiosamente hoje ao dar a minha caminhada matinal passei num muro que tinha uma mistura de vinha e maracujás e reparei que no meio dessa sebe se viam umas bagas vermelhas. Cheguei mais perto e vi que eram iguais às que eu tinha e que estavam bem maduras. Comi umas quantas e no outro lado da rua estava um senhor num andaime a lixar uma parede; viu-me a comer as bagas e ficou a olhar espantado a pensar (imagino eu): a mulher vai morrer a comer bagas desconhecidas. Tenho que passar lá na próxima caminhada para que o senhor veja que não me aconteceu nada de mal

 

Elaeagnus umbellata

 

20210915_100442-COLLAGE.jpg

 

2 comentários

Comentar post