Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qua | 18.07.18

perishable thoughts...

 

Perto de onde vivo existe o “Parque Temático Molinológico” de Ul.

Fica na freguesia de Ul, concelho de Oliveira de Azeméis e é uma espécie de museu vivo do funcionamento dos moinhos de água que existem há séculos naquela zona.

Para quem gostar de ar livre, ouvir a água a correr e do cheiro a pão fresco acabado de cozer, é uma visita a não perder.

A zona onde se insere é uma zona rural que ainda mantém usos e costumes de antigamente. Ainda se cultivam as terras numa agricultura de subsistência, ainda se criam animais para consumo e ainda se coze pão, padas e regueifas que por toda esta zona são sobejamente conhecidas.

Para quem não sabe, uma pada é um pão duplo, colado quando coze. Já a regueifa é um pão doce, redondo, normalmente feito com a mesma massa usada para fazer o pão mas a que se acrescenta açúcar e canela. Forma-se um circulo com a massa, pinta-se com ovo batido e vai a cozer em forno de lenha onde também é cozido o pão.

Quer as padas quer as regueifas se encontram por todo o lado, mercados, feiras e romarias, mercearias e ainda à porta das igrejas ao fim da missa.

Fica a sugestão, visitem o Núcleo Molinológico de Ul, não se vão arrepender (e podem provar no local padas e regueifas acabadinhos de cozer!)

 

Parque Temático Molinológico

 

20180711_141429-COLLAGE.jpg