Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qua | 20.05.15

perishable thoughts...

 

Até há relativamente pouco tempo não existiam palavras que agora fazem parte do nosso dia-a-dia. Por exemplo clicar, Bimby, Iphone, etc.

Outras, já existiam mas se calhar nunca as tínhamos ouvido, como Umami.

Todos conhecemos os cinco sentidos: audição, visão, tacto, olfacto e paladar. E no que nos interessa agora, o paladar, há quatro gostos, que são comummente conhecidos: o doce, o amargo, o ácido e o salgado.

E o umami! O quinto gosto.

Confesso que até há pouco tempo não conhecia nem esta palavra nem o seu significado. O umami é um dos sabores que as nossas papilas gustativas reconhecem. Foi identificado em 1908 por um cientista japonês (Kikunae Ikeda).

“O Umami possui um gosto residual suave mas duradouro, difícil de descrever. Ele induz a salivação e uma sensação aveludada na língua; pode estimular a garganta, o palato e a parte de trás da boca (Yamaguchi, 1998).”

Embora muitos ingredientes sejam ricos em umami, a conjugação deles é que torna os pratos mais saborosos, um dos exemplos é o esparguete à bolonhesa, por ter tomate, carne e queijo parmesão, todos riquíssimos em umami por si só mas quando combinados resultam num gosto ainda mais acentuado.

Como se costuma dizer, gostos não se discutem e na minha humilde opinião, são muito difíceis de explicar. Além de que, para um gosto básico, é estranho que o umami tenha que ser explicado recorrendo à neurociência e pesquisa em laboratório ao passo que os restantes (doce, amargo, ácido e salgado) são claros como água para qualquer um de nós.

Mas vou estar mais atenta a ver se encontro o umami nas coisas que como.

E vocês, já tinham ouvido falar?

 

Umami - O 5º gosto

 

IMG_13092-2yeiv15zne0fas5eh0q51c.jpg

foto retirada daqui