Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qua | 29.04.15

perishable thoughts...

 

O tamarilho (Solanum betaceum) também conhecido como tomate-de-árvore, é uma planta originária dos Andes e do Peru. É da família dos tomates, beringelas e até dos pimentos chilli.

O fruto tem uma casca vermelha e é muito bonito à vista mas nem sempre o sabor está a condizer  se não estiverem bem madurinhos podem ser uma decepção pois tendem a ser muito amargos.

É um fruto muito rico em fibras e pobre em calorias – 100 grs de fruta têm apenas 31 calorias - o que me parece muito bem! Também é uma fonte de antioxidantes e vitaminas A, B6, C e E.

É rico em potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e tem também pequenas quantidades de minerais como o cobre, o magnésio, fósforo, zinco e ferro.

Na zona onde vivo vejo árvores deste fruto em muitos quintais pelo que provavelmente não é difícil de cuidar. Costumo comprá-los na praça, na senhora que me vende as cebolas, e são baratinhos, costumam ser a menos de um euro o quilo. Nunca os vi à venda em supermercados.

 

Tamarilho

 

IMG_4269.JPG

 

Normalmente como-os em salada de frutas ou assim, ao natural, retirando a polpa com uma colher (a pele é bastante amarga). Ainda não me aventurei em compotas ou outras iguarias mas em breve vou experimentar nos sumos matinais.

Já conheciam?