perishable thoughts...
A erva-cidreira (Melissa oficinalis) é uma erva medicinal que é muito usada para fazer chá que, ao que dizem, é muito bom quer para o estômago quer para acalmar os nervos.
O cheiro desta erva é parecido com o de um limão adocicado e, quando as suas folhas são usadas frescas, tem um sabor muito ténue a menta, já que são da mesma espécie.
O chá, quando preparado com as folhas frescas é muito mais saboroso e aromático do que o que é preparado com as folhas secas ou saquetas.
Tem propriedades digestivas e ajuda quando estamos empanturrados, com gases, cólicas e vómitos. Por outro lado é excelente como calmante e crê-se que o seu consumo pode ajudar a afastar a melancolia, a ansiedade e mesmo a histeria.
Quando esmagadas e aplicadas directamente na pele, as folhas ajudam a afastar os mosquitos e aliviam o herpes labial e quando mastigadas refrescam o hálito.
Na cozinha pode ser usada em vez de limão em várias receitas, saladas, chás gelados, bolos, etc.
É uma planta de muito fácil manutenção e dá-se bem no exterior. Embora a planta ‘morra’ durante o inverno, volta a aparecer na primavera. Além disso tem tendência a espalhar-se e aparecer em sítios onde não estava plantada e o seu cheiro atrai as abelhas.
Quando ando pelo quintal, costumo apanhar algumas folhas de erva-cidreira e meter nos bolsos para ir cheirando quando me lembro
Erva-cidreira
Notas: é contra indicada em pessoas que sofram de hipotiroidismo pois é considerada um inibidor da tiroide