Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Qua | 21.01.15

perishable thoughts...

 

Vulgarmente conhecida por couve-galega (Brassica oleracea var. acephala) a couve do caldo verde é muito comum no nosso país e além de utilizada para fazer esta sopa tradicional, também é usada noutros pratos como a feijoada e até no cozido, dependendo da zona do país.

Quem já comeu a famosa feijoada à brasileira, sabe que esta couve salteada é um dos acompanhamentos que não pode faltar.

Muito rica em vitaminas A e C, betacaroteno, ácido fólico, ferro e cálcio, o seu consumo ajuda a manter um sistema imunitário saudável e crê-se que a ingestão de couves de folha escura, como é o caso da couve-galega, pode ajudar a reduzir o risco de cancro no estômago, intestinos, cólon e mesmo o cancro da mama.

Esta couve, que não se apanha toda mas sim as folhas consoante a necessidade, pode durar anos e atingir altura superior a dois metros, e não é preciso ir ao Entroncamento para  encontrar destas 

 

Couve-galega

 

IMG_3960.JPG

 

Estas folhas que aqui mostro, são as duas de couve-galega, só que uma é rendilhada por natureza e a outra foi rendilhada com a ajuda dos caracóis