perishable thoughts...
Costumo enviar semanalmente uma receita para um jornal da minha terra e por isso de vez em quando alguém no supermercado ou na rua me fala sobre essas receitas.
Aqui há uns tempos, o dono de um café onde vou às vezes disse-me: gosto muito de ler as suas receitas mas às vezes usa ingredientes estranhos. E eu: acha? Quais, por exemplo. E ele: sei lá, olhe, aquelas coisas, curgetes. E eu: Oh Senhor M.!!!! Curgetes???? Isso há em todo o lado, até na praça
Isto para dizer que o cardamomo não se encontra na praça mas já há à venda nos hipermercados. Yey!!!!
Cardamomo
O cardamomo - Elettaria cardamomum - é uma especiaria que pode ser usada em pratos doces ou salgados, pães, café, bolos, gelados, licores, etc. É uma das minhas favoritas e é muito usada em receitas indianas e tailandesas.
Existe na versão cardamomo verde e cardamomo preto. São da família do gengibre mas não nascem na mesma planta, estes dois, embora deem pelo mesmo nome.
O cardamomo verde é mais suave, embora um pouco picante e com algum toque de mentol. O preto é defumado e tem um sabor e cheiro muito mais intensos pelo que é muito bom usado, com parcimónia, em estufados ou pratos que cozinhem por algumas horas.
Também tem propriedades medicinais e é um excelente digestivo, estimulante, alivia a fadiga, as dores de cabeça, é diurético e, tchanan, é afrodisíaco!
Se encontrarem à venda, usem e abusem porque não é à toa que é conhecido como Rainha das Especiarias!