Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qua | 27.03.24

Peixe magro

 

 

O alabote do atlântico (Hippoglossus hippoglossus) pertence à família das solhas e línguados apesar de a sua textura ser um pouco mais firme.

É um dos peixes mais magros que existe e tem zero hidratos de carbono e muitas proteinas - cem gramas deste peixe têm 42% da dose diária recomendada de proteinas, o que o faz ser perfeito para desportistas que precisam de criar massa muscular e também para aqueles que não podem ou não devem comer gorduras, seja em dietas devido a problemas de saúde ou para manter um estilo de vida saudável.

É excelente para as crianças que costumam torcer o nariz ao cheiro e sabor do peixe. Este não tem muito cheiro e, sinceramente, não sabe a quase nada. Mas é bom para variar.

 

Alabote com Limão

 

20240313_115543.jpg

 

2 filetes de alabote, descongelados

Raspa e sumo de um limão

Sal, coloraus e pimenta preta, q.b.

2 colheres de sopa de azeite

Salsa ou coentros picados para finalizar

 

Cortar os filetes em três ou quatro bocados mais pequenos. Temperar com a raspa e sumo de limão e com o sal, coloraus e pimenta preta. Deixar por uma hora para tomar os sabores.

Aquecer o azeite numa sertã e fritar os filetes por uns cinco minutos de um lado, virar e deixar finalizar por mais uns minutos. Polvilhar com a salsa picada e servir com arroz de espigos.