Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Qui | 26.12.19

para a festa

 

Esta é uma receita para fazer nas calmas, ao fim de semana. Não é que dê trabalho a fazer até porque é bastante fácil, mas porque é do género comida de domingo (claro que isso não dá para ver pela foto mas confiem em mim).

E pode ser preparada com alguma antecedência e pôr ao forno quando for precisa. Fica aqui a sugestão para os dias atarefados que se adivinham por altura do fim do ano.

 

Lombinho de porco recheado com espinafres e alheira

 

IMG_20191215_131129.jpg

 

1 lombinho de porco

1 alheira

300 grs de espinafres congelados

5 dentes de alho

1 malagueta

100 ml de azeite

250 ml de cerveja

250 ml de água

Sal q.b.

 

Pedir no talho para abrirem o lombinho de porco de modo a que possa ser recheado.

Descongelar e espremer a maioria da água dos espinafres. Retirar o invólucro da alheira.

Espalhar os espinafres sobre o lombinho e no meio pôr a alheira ao comprido. Fechar o lombinho e com um fio atar para que não se desmanche e pôr num tabuleiro.

Numa taça juntar os alhos finamente picados, a malagueta em rodelas, o sal e o azeite e deitar sobre o lombinho. À volta deitar a cerveja e a água e tapar o tabuleiro com papel de alumínio e levar ao forno por cerca de uma hora. Verificar a meio se ainda tem líquido, senão adicionar mais um pouco de água.

Retirar o papel de alumínio e deixar alourar por mais 15 a 20 minutos. Retirar do forno e deixar repousar uns minutos. Descartar o fio e cortar em fatias.

Servir com uma salada e um puré.