"Pão duro é melhor que figo maduro"
Figos. Não são a minha fruta favorita e teria que estar esgalgadinha de fome para os comer com gosto. Mas por outro lado, gosto de coisas feitas com figos, compotas, chutneys, bolos, até sandes!
Como eles agora estão a dar que se fartam, e perto de minha casa há uma árvore abandonada (porque é que não é uma cerejeira é coisa que nunca perceberei, mas pronto, não vou desdenhar só porque é uma figueira…) tenho andado com experiências e até agora têm saído muito bem.
Bolo de Figo e Nozes
1/3 de copo de óleo de girassol
1 copo de açúcar
1 colher de chá de extracto de baunilha
2 ovos grandes
2 copos de farinha (usei de espelta)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa rasa de canela
1 copo de leite com 1 colher de sopa de vinagre
6 a 8 figos cortados em pedaços
½ copo de nozes picadas
Aquecer o forno. Untar duas formas de bolo inglês médias.
Bater o óleo com o açúcar e baunilha. Adicionar os ovos, um de cada vez batendo bem.
Numa taça juntar a farinha, fermento, bicarbonato e canela. Adicionar a farinha em três vezes alternando com o leite misturado com o vinagre.
Envolver os figos e as nozes e deitar nas formas. Levar ao forno e deixar cozer por cerca de 30 a 45 minutos, dependendo do forno. Verificar com um palito e se sair limpo, está cozido.
Deixara arrefecer por dez minutos e desenformar. Deixar acabar de arrefecer numa rede.
Notas:
A receita original também tinha uma receita para um molho mas não achei necessário já que este com figos fica bastante húmido.
Esta quantidade deu duas formas de bolo inglês daquelas de alumínio descartável (mas que eu lavo e volto a usar [sou poupadinha assim!]) e uma forma redonda pequena que é a da fotografia.