outros usos
Os países PIGS* (Portugal, Italy, Greece & Spain) alguma coisa têm em comum, além das dívidas. E uma delas é o facto de por terem tido ao longo dos tempos economias frágeis e mesmo pobres, terem aprendido a aproveitar o pão rijo para enriquecer a sua alimentação.
Não é à toa que no Alentejo o pão rijo se tem usado muito como aproveitamento para elaborar refeições como as Açordas e as Migas, os Espanhóis usam-no pra fazer Torrijas, os gregos fazem uma salada chamada Paximadi Dakos, e os Italianos têm a Panzanella.
E é da Panzanella que vos deixo aqui uma receita. Muito simples e saborosa, agora que o calor (cóf, cóf…) pede distância do fogão.
Panzanella
1 pão de mistura, rijo
6 tomates cherry
1 cebola roxa pequena
1 raminho de salsa
Pimenta
Vinagre balsâmico
Azeite
Cortar o tomate em quartos e a cebola em quadrados pequenos. Adicionar a salsa grosseiramente picada e temperar generosamente com pimenta moída no momento, vinagre balsâmico e azeite. Mexer para misturar e deixar por uns dez minutos.
Entretanto, cortar o pão rijo em quadrados e misturar com a restante salada envolvendo bem.
Servir assim mesmo como entrada ou prato ligeiro.
Nota: podem acrescentar ingredientes (pepino ou pimento, por exemplo), substituir o vinagre balsâmico por vinagre normal, manjericão pela salsa, etc…
*Por vezes também entra a Irlanda neste acrónimo (PIIGS), que muito devemos agradecer às agências de ratting… grrrrr