Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Ter | 29.07.14

outros usos

Os países PIGS* (Portugal, Italy, Greece & Spain) alguma coisa têm em comum, além das dívidas. E uma delas é o facto de por terem tido ao longo dos tempos economias frágeis e mesmo pobres, terem aprendido a aproveitar o pão rijo para enriquecer a sua alimentação.

Não é à toa que no Alentejo o pão rijo se tem usado muito como aproveitamento para elaborar refeições como as Açordas e as Migas, os Espanhóis usam-no pra fazer Torrijas, os gregos fazem uma salada chamada Paximadi Dakos, e os Italianos têm a Panzanella.

E é da Panzanella que vos deixo aqui uma receita. Muito simples e saborosa, agora que o calor (cóf, cóf…) pede distância do fogão.

 

Panzanella

 

 

1 pão de mistura, rijo

6 tomates cherry

1 cebola roxa pequena

1 raminho de salsa

Pimenta

Vinagre balsâmico

Azeite

 

Cortar o tomate em quartos e a cebola em quadrados pequenos. Adicionar a salsa grosseiramente picada e temperar generosamente com pimenta moída no momento, vinagre balsâmico e azeite. Mexer para misturar e deixar por uns dez minutos.

Entretanto, cortar o pão rijo em quadrados e misturar com a restante salada envolvendo bem.

Servir assim mesmo como entrada ou prato ligeiro.

 

Nota: podem acrescentar ingredientes (pepino ou pimento, por exemplo), substituir o vinagre balsâmico por vinagre normal, manjericão pela salsa, etc…

 

*Por vezes também entra a Irlanda neste acrónimo (PIIGS), que muito devemos agradecer às agências de ratting… grrrrr