Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qua | 04.06.25

outra vez arroz

 

O Biryani é um prato de arroz, carne e especiarias, típico da Índia e do Paquistão. Mesmo nesses países existem variadíssimas maneiras de o fazer, umas em que tudo é cozinhado ao mesmo tempo, outras em que o prato é feito em camadas, como é o cado deste que aqui vos deixo onde a carne é refogada, o arroz cozido à parte e depois são juntos na mesma frigideira.

É fácil de fazer, muito versátil já que pode ser feito com carne, peixe ou vegetais (embora eu tenha feito sempre com frango, peru ou porco) e é super saboroso, já que leva várias especiarias.

Experimentem esta versão simplista (mas não simplória). Vão ver que vos vai agradar.

 

Arroz Biryani 

 

20250501_120022-COLLAGE.jpg

 

Começamos por temperar duas febras de frango ou porco cortadas em tirinhas com duas colheres de sopa de iogurte, um bocadinho de gengibre ralado, uma colher de chá de curcuma, uma colher de chá de garam masala (ou caril), sumo de meio limão e um pouco de sal. Reservamos.

Cozemos arroz basmati em água e uma pitada de sal, escorremos e reservamos.

Numa frigideira aquecemos uma colher de sopa de óleo de girassol e outra de óleo de sésamo, juntamos um pau de canela partido ao meio, seis cardamomos esmagados, uma folha de louro e uma colher de chá de sementes de cominhos. Deixamos fritar e adicionamos uma cebola cortada em meias luas.

Refogamos até alourar bem a cebola, juntamos dois tomates picados e deixamos refogar um pouquinho até que o tomate fique desfeito. Juntamos a carne que está a marinar no iogurte e mexemos, deixando cozinhar por uns cinco minutos.

Entretanto pegamos numa saqueta de açafrão (do verdadeiro!) e pomos numa tacinha com água a ferver para 'abrir'.

Quando a carne estiver pronta, colocamos o arroz basmati por cima, picamos coentros e espalhamos sobre o arroz e deitamos os estames de açafrão e o líquido sobre o arroz. Tapamos e deixamos em lume brando por mais dez minutos. Retiramos do lume e servimos de imediato.