Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Qui | 27.02.20

ouh là là

 

Existe um prato francês muito famoso por conta de uma cozinheira americana chamada Julia Child (magnificamente interpretada pela carismática Meryl Streep no filme Julie and Julia).

O prato chama-se Bœuf Bourguignon e é basicamente feito com chalotas, cubos de carne de vaca e vinho tinto da Borgonha (daí o nome) que apuram no forno por umas horas.

Optei por fazer uma receita que me pareceu muito bem e que em vez de carne de vaca usa cogumelos, que são um dos meus ingredientes favoritos, e é bem mais rápida a fazer.

Até lhe podia chamar Cogumelos Dourignon já que usei um vinho Cadão Douro DOC Tinto, em vez de um da Borgonha, mas não… 

 

Cogumelos Bourguignon

 

IMG_20200207_202335.jpg

 

2 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de manteiga

650 grs de cogumelos (usei uma mistura de vários tipos)

1 cenoura em cubinhos

1 cebola picada

Sal e pimenta preta q.b.

1 colher de chá de folhas de tomilho frescas (ou secas)

2 dentes de alho picados

1 copo de vinho tinto (250 ml)

2 copos de caldo de vegetais ou água

2 colheres de sopa de pasta de tomate (aquela que vem em bisnagas)

1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo

Salsa picada (opcional)

 

Numa caçarola aquecer uma colher de sopa de azeite e uma colher de sopa de manteiga. Saltear os cogumelos em lume bem forte por três ou quatro minutos. Retirar os cogumelos da caçarola e reservar.

Pôr mais uma colher de azeite na caçarola e saltear a cebola e a cenoura, temperadas com sal e pimenta a gosto e com o tomilho. Mexer de vez em quando e deixar alourar por cerca de cinco minutos em lume médio. Juntar os dentes de alho picados e deixar mais dois minutos.

Adicionar o vinho na caçarola e pôr no máximo mexendo com a colher de pau e raspando o fundo para soltar quaisquer bocadinhos que tenham pegado. Deixar reduzir o vinho a metade e juntar a pasta de tomate e o caldo de vegetais ou a água. Adicionar também os cogumelos e algum líquido que tenham criado e deixar levantar fervura. Deixar cozinhar em lume brando por cerca de 20 minutos.

Entretanto mistura-se a farinha com a restante colher de sopa de manteiga e adiciona-se ao estufado. Mexe-se e deixa-se fervilhar por mais dez minutos até estar com um molho bem espesso. Se estiver grosso demais adiciona-se um pouco de água, se estiver muito líquido, deixa-se ferver mais uns minutos.

Servir com massa cozida (esparguete, talharim, etc.) polvilhado com salsa picada.

 

IMG_20200207_185404.jpg

 

2 comentários

Comentar post