Orzo
Por cá o uso da massa 'pontinha' (orzo em estrangeiro ) costuma estar associado a sopas, assim como as outras variedades de massa pequenina - pevide, cuscus, letrinhas, estrelinhas, etc.
É raro ver este tipo de massinhas serem as estrelas principais dos pratos da nossa cozinha, somos mais arrozeiros. Mas, tendo visto por aí receitas com este tipo de massa, nomeadamente italianas, decidi experimentar a ver se valia a pena. E vale.
Esta receita, que podia ter sido feita com arroz carolino (e é-o muitas vezes), desta vez levou pontinha, e não desapontou.
Aqui deixo o modo de confecção, a olhómetro.
Pontinha com Cachaço
Cozer a massa em água com sal.
Fazer um estrugido com cebola e alho bem picados alourados em azeite, de seguida juntar costeletas do cachaço cortadas em pedacinhos e previamente temperadas com uma mistura de especiarias a gosto (usei uma mistura picante que me trouxeram da Turquia) e sal.
Deixar refogar sem pegar e refrescar com um bocadinho de vinho tinto. Juntar uma ou duas colheres de massa de tomate, orégãos, basílico e a massa previamente cozida.
Deixar fervilhar por uns vinte minutos, mexendo de vez em quando e adicionando mais água se necessário, de preferência de cozer a massa. Verificar os temperos e servir.