Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Seg | 23.10.23

Olha a novidade

 

20230711_111421.jpg

 

Este ano no meio das curgetes na minha horta apareceu uma planta que crescia em comprimento como as abóboras. Deixei crescer para ver o que era e apesar de apenas ter dado uma peça fiquei muito contente por descobrir que era uma pequena abóbora.

Esta abóbora por cá é conhecida como abóbora-almiscarada embora, de um modo geral, em receitas e blogues de receitas seja referida como abóbora manteiga, numa tradução livre do inglês onde se chama Butternut squash.

É muito rica em vitaminas A e C, potássio, magnésio e fibra. Também é rica em betacaroteno, daí a sua cor muito alaranjada quando está madura.

Vê-se à venda em quase todos os supermercados e é muito fácil de usar em variadas receitas. Uma das maneiras de a preparar é assando-a no forno que foi o que fiz com esta da minha horta.

 

Butternut com Pinhões e Feta

 

20231020_200026.jpg

 

2 colheres de sopa de azeite

1 cebola grosseiramente picada

1 colher de sopa de pinhões

400 grs de abóbora assada com a casca

1 colher de sopa de salva picada

50 grs de queijo Feta

 

Depois de assada descascar a abóbora e cortar em cubos.

Aquecer o azeite e alourar a cebola em lume bem forte para que queime ligeiramente nas pontas. Juntar os pinhões e deixar alourar. Juntar os cubos de abóbora ao estrugido de cebola e pinhões, adicionar a salva picada e mexer para envolver bem. Deitar a mistura numa taça e polvilhar com queijo Feta. Servir com massa cozida.

 

Nota: Já guardei as sementes para o próximo ano, espero que vinguem bastantes pois gosto imenso desta abóbora (e aproveito para reutilizar envelopes da correspondência que chega cá a casa...)

 

20231017_150023.jpg

 

1 comentário

Comentar post