Olé
Uma das coisas que mais aprecio em Espanha é ir tomar uma bebida e a dita vir sempre acompanhada com uma tacinha com qualquer coisa para acompanhar. Já me serviram batatas fritas de pacote, azeitonas, 'montaditos' (fatia de pão com algo em cima), dobrada, empanadas e, uma das minhas favoritas, salada russa. Mas salada russa à moda deles. Maravilhosa.
Aqui fica uma versão.
'Ensaladilla Rusa'
3 batatas
1 cenoura
2 ovos cozidos
50 grs de picles
1 lata de atum
5 filetes de anchovas
100 grs de iogurte grego
Azeitonas e Pimento para enfeitar
Maionese:
1 ovo
1 colher de sopa de mostarda
150 ml de azeite
1 colher de sopa de vinagre de sidra
3 filetes de anchovas
Cozer as batatas e cenouras cortadas em bocadinhos pequeninos e uniformes. Adicionar também os ovos. Escorrer e deixar arrefecer.
Fazer a maionese colocando todos os ingredientes no copo da varinha mágica e triturando por uns 30 segundos até ficar um creme denso. Reservar.
Misturar as batatas e cenouras cozidas com os ovos picados, os picles também picadinhos, o atum esfarelado e os filetes de anchova picadinhos ou desfeitos com um garfo.
Misturar a quase totalidade da maionese [reservar duas colheres de sopa] com o iogurte grego e envolver na salada, misturando muito bem. Colocar numa taça e por cima espalhar a restante maionese. Enfeitar a gosto e servir à temperatura ambiente ou bem fresco.